Perigos na Internet

Perigos na internet

A Internet já faz parte da vida da maioria das pessoas. Crianças, jovens, adultos e idosos aprenderam os benefícios do meio e não abrem mão de tê-los em suas vidas. A praticidade e variedade de serviços são incontestáveis. Porém, junto com todas essas qualidades, veio também o perigo, que pode estar dentro de casa, no outro lado do monitor.

A ação de pedófilos e o estímulo ao comportamento violento são as principais ameaças a quem se descuida e deixa-se levar pelas armadilhas do mundo virtual. Os crimes cometidos na Internet são os mesmos que acontecem fora do mundo virtual, tanto que os tipos penais e punições são os mesmos.  Casos de estelionato, injúria e calúnia, roubo de identidade, furto mediante fraude, além dos casos de pedofilia, são os que mais acontecem.

A Internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil nem confiável. Como qualquer um pode publicar comentários ou informações na Internet, os usuários precisam desenvolver algumas habilidades de pensamento crítico, para julgar a veracidade das informações disponíveis online.

Isso é particularmente verdadeiro para crianças que tendem a acreditar que “se está na Internet, deve ser verdade”. Tradicionalmente, os recursos impressos sempre tiveram seus meios de proteção — como editores, revisores ou verificadores de fatos — para eliminar erros, mentiras e informações pouco precisas. Entretanto, em muitos casos, a Internet não possui esses meios de proteção para verificar a validade das informações publicadas online.

Por isso, é preciso estar sempre atento e verificar em outros recursos de informação a veracidade do conteúdo publicado na Internet.

Leia mais sobre o assunto em:

Um comentário em “Perigos na Internet

  1. temos que tomar bastante cuidado com a net, pois nós trás coisas boas mais também nós trás muitas coisas ruins. por isso que tenho bastanre cuidado.

  2. Na minha opiniao os jovens e as crianças deveriam agir antes…..Serem mais espertas ….podem ate serem inteligentes para jogos e etc…mas na hora de nao ser enganado(a) se faz de inocente…nem sempre a pessoa que esta do outro lado diz a verdade …minha amiga tinha algums amigos virtuais e que faziam coisas indevidas na web ela dizia que nao olhava,mas eu sabia que era mentira…e coloquei um espiao de msn no PC dela e consegui gravar as conversas…hoje felizmente exiatem organizaçoes(nao so as policias) que fingem ser pessoas e ciram nicks falsos e investigam essa criança/jovem, um caso foi de uma menina que deu nome e endereço…mas para sua sorte era um policial …em uma investigaçao especial,…os pais da garota foram contatados e ela aprendeu a nao fazer mais isso…nao que seja PROIBIDO ter amigos na internet mas sim….uma certa inteligencia por parte de todos…ate mesmo dos pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>